24 de janeiro de 2010

CARROS | Movidos a AR

O fundador do Grupo MDI , é um engenheiro aeronáutico e uma fabricante de motores treinado. Desde os primeiros tempos da sua carreira que tem centrado a sua investigação em melhorar a eficiência dos motores. Entre muitas das suas realizações destacam-se o desenvolvimento de um distribuidor rotativo para o R8 GORDINI que desenvolveu 152 cv a 11.000 rpm, o motor da aviação civil, bem como, o desenvolvimento de um motor 3.5L W12 para a Fórmula 1 no final da década de oitenta.
É em torno desse tempo, tendo em conta as questões ambientais, que ele decidiu fazer algo para salvar o planeta e tornou-se interessado em desenvolver uma tecnologia de motor a ar comprimido zero de poluição e, finalmente, estabeleceu, em 1991, a empresa agora conhecido como o Grupo MDI.

Guy Negre, inventor da tecnologia de ar comprimido (o MiniCAT, CityCAT e OneCAT)!






Um ar de aventura

Guy Negre, fundador do grupo MDI (Motor Development Internacional) e o criador da tecnologia de ar comprimido do MiniCAT, CityCAT e OneCAT, não é um novato no mundo da engenharia mecanica.

Na década de 80 começou por trabalhar na aeronáutica e mais tarde mudou-se para a Formula 1 construindo motores para os carros. Ele desenvolveu um revolucionário cilindro de 12 W (sim, um duplo V) com um sistema de válvula giratória, que foi estreada no FPI (French Petroleum Institute). Apesar do sucesso das suas invenções, o capital necessário de investimento, nao se verificou.

Guy Negre re-apareceu em cena com um motor de dupla energia, que trabalhava com gasolina e tecnologia de ar comprimido. O objectivo era reduzir o consumo do petróleo. Desta vez, os investidores abriram os olhos e começaram a investir em Guy e nisso resultou a criação da MDI em Luxemburgo,1991.

O capital de investimento aumentou graças a 160 associados. O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em carros com motores de ar comprimido foi transferido para CQFD, uma sociedade fundada especialmente para esta finalidade. Guy Negre está a trabalhar actualmente com cerca de 30 engenheiros e seu filho Cyril Negre, director do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, retornou recentemente de uma temporada no campo da Bugatti na Itália.

Alguns destes carros também funcionam com combustível mas o mais impressionante são os carros movidos somente a AR comprimido e chegam a libertar O2 mais puro do que o das cidades que respiramos todos os dias! Melhor que o carro eléctrico? Se pesarmos o facto de que a poluição é zero, basta encher a botija de ar (demora 2 minutos), não é preciso gastar electricidade e ainda melhora o Oxigénio pois a sua tecnologia utiliza o Ar do exterior e mistura com o Ar comprimido (é isto que faz andar o carro) filtrando-o e tornando-o mais puro.

É realmente uma lufada de AR fresco!

Página de Guy Negre onde podem ver vários vídeos dos seus carros:
-http://www.guynegre.net
Página da Motor Development Industries onde tem os seu protótipos e carros ja comercializados:
- http://www.mdi.lu/english/index.php
Reportagem sobre os carros de Ar Comprimido onde explicam o seu funcionamento (em inglês):
- http://www.youtube.com/watch?v=uVIwropRMME

1 comentário: