16 de abril de 2010

GOODPLANET | Aquecimento Global

Após ter visto o filme "HOME" redirecionei-me automaticamente para o site Goodplanet.org - um site criado pelo realizador do filme "HOME"

"an environmental non profit organisation created and chaired by Yann Arthus-Bertrand"

Um manancial de informação e medidas de acção de combate à indiferença, pelas alterações climáticas que afectam o planeta e a nossa vida. Especialmente o que me atraiu a atenção foram uma série de vídeos de 5minutos, em que cada especialista argumenta sobre o Aquecimento Global e as Alterações Climáticas.
Cada um destes fala acerca de uma situação específica, seja no Congo ou na Indonésia, e sobre as consequências do nosso estilo de vida.

A não perder, nem que seja por um vídeo apenas!
http://www.goodplanet.org/en/scientists.html

CONFERÊNCIA | Sustentabilidade

Aqui vai o programa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para o mês de Abril. O tema é a sustentabilidade e as conferências/seminários são livres para todos, só é preciso é uma prévia inscrição para o mail: aegeral@fc.ul.pt

Dia 20 de Abril (terça feira): "FOOD FOREST"
Dia 22 de Abril (quinta feira): "END OF THE LINE"
Dia 27 de Abril (terça feira): "O SABOR DA DESPEDIDA"
Dia 29 de Abril (quinta feira): "THE MAN WHO PLANTED TREES"

As conferências realizar-se-ão no auditório da Fundação da FCUL,
e para verem o cartaz em pdf, cliquem no título ou aqui.

ENERGIA | Fotossíntese

Desenvolvido novo método de produção de energia limpa recorrendo à fotossíntese


O processo envolve a captura dos electrões carregados de energia do interior de células de algas enquanto fotossintetizam, criando uma corrente eléctrica. Por enquanto intensidade da corrente eléctrica  gerada é muito baixa e o processo pouco eficiente mas trata-se de um método promissor.


Cientistas da Universidade de Stanford desenvolveram um método de produção de energia limpa, aproveitando a capacidade das algas de produzir energia química a partir da luz do sol, mas sem recorrer aos biocombustíveis.

Quando as algas realizam a fotossíntese para produzir hidratos de carbono, a luz do sol é usada para “quebrar” as ligações das moléculas de água, com produção de oxigénio, protões e electrões excitados - com uma carga energética elevada - que vão sendo passados de proteína em proteína que capturam a energia necessária para a produção de açúcares.

O que os investigadores americanos fizeram foi introduzir eléctrodos de ouro no interior dos cloroplastos e capturar os electrões excitados que são então “aspirados” para fora das células gerando uma mini-corrente eléctrica, produzindo electricidade sem a libertação de carbono.

Por enquanto a produção de energia limpa em grandes quantidades recorrendo a este método ainda está longe porque a intensidade da corrente gerada a partir de cada célula é apenas de 1 picoampere, sendo necessária a utilização de um trilião de células a fotossintetizar durante uma hora para se obter a quantidade de energia equivalente à de uma pilha AA.

Outros aspectos que ainda há a trabalhar são a longevidade das células utilizadas neste método, já que actualmente vivem em apenas uma hora, e a eficiência do processo que neste momento é de 20%, mas que, segundo WonHyoung Ryu, autor principal do artigo em que é descrito o método, pode vir a atingir 100%.

Apesar do trabalho que ainda há a fazer para que se possa tornar vantajosa a utilização a grande escala o método é promissor na medida que é muito mais eficiente que a utilização de biocombustíveis que apenas armazenam 3 a 6% da energia solar.


Artigo por Filipa Alves (15-04-10)
Fonte: www.gizmag.com

2 de abril de 2010

ACÇÃO | 25 de Abril 2010

O Diogo propôs a realização de um Mural comemorativo do 25 de Abril, e os emails já foram enviados para parte da população avariada. Se receberam o email, e acham que não foi incluído alguém que provavelmente se interessará pelo projecto, re-envia (assim que puderes). A discussão está aberta a todos, e quantas mais ideias, melhor será a realização.

Foi criado um blog à parte, intitulado
CONSERTAAR.blogspot.com, onde será feita a publicação do andamento desta operação. Para já, apenas incluí o texto que o Diogo escreveu no email inicial, o qual incluí:

- um texto introdutivo ao projecto,
- uma possível agenda/calendário para o projecto,
- considerações para a realização do projecto.

Dúvidas? Sugestões? Ideias?
diogoramoslouro.gmail.com e/ou a.v.a.r.i.i.a.c.o.e.s@gmail.com

1 de abril de 2010

TED | Educar os pobres na Índia



"Shukla Bose is the founder and head of the Parikrma Humanity Foundation, a nonprofit that runs four extraordinary schools for poor children."

"Educating the poor is more than just a numbers game, says Shukla Bose. She tells the story of her groundbreaking Parikrma Humanity Foundation, which brings hope to India's slums by looking past the daunting statistics and focusing on treating each child as an individual."