Para tentar sair da crise, entrámos numa grande corrida pela deflação. Todos os países necessitam agora de baixar o valor da sua moeda, e depressa, aumentando assim o interesse dos países estrangeiros pelos seus produtos e consequentemente aumentado a sua exportação, o que irá alavancar a saída da crise.
A Rússia tem as rubias a subir, a China pensa em imprimir mais yens, o Brasil esforça-se, os Estados Unidos planeiam uma injecção de capital e o Euro sobe em números grandes dia após dia.
Eu diria que os EUA estão a perceber que uma moeda forte é mais prejudicial neste momento do que ter uma moeda fraca, e eventualmente vão conseguir baixar o preço do dólar para um valor que lhes permitirá voltar a exportar em massa para todo o mundo, saindo assim da crise em que se encontram agora. Os outros países têm que tomar medidas para prevenir a desvalorização do dólar face à sua moeda, para uma moeda descer, outras têm de subir. Não podem ser todas desvalorizadas, simplesmente não há espaço para tal.
Quem vencerá esta corrida contra a inflação?
Mês a mês na Horta Bio: Janeiro
-
SEMENTEIRAS E PLANTAÇÕES:
Sementeiras em alfobre ou camas quentes: aipo, beringela, ervilha, feijão,
melão, pepino, pimento e tomate.
No Norte: Semeie couve...
Há 13 anos