Fundador da Web preocupado com redes sociais
Tim Berners-Lee, um dos fundadores da Internet, considera que as redes sociais «são uma ameaça à Web»
A opinião de Tim Berners-Lee surge num artigo publicado na publicação Scientific American onde disserta sobre a abertura e a neutralidade da Rede.
De acordo com o fundador da Web, sites como o Facebook ou outras redes sociais estão a contrariar o princípio de uma Internet aberta ao fomentarem a introdução de informação por parte dos utilizadores, para guardar e reutilizar, mas que depois não é partilhada com outros sites.
Para Tim Berners-Lee esta actividade resulta num emparedamento da informação.
«As redes sociais estão a tornar-se uma plataforma central, um silo fechado de conteúdos que não nos dá um controlo sobre a nossa informação que está lá», realça.
O fundador da Web considera que «à medida que este tipo de arquitectura é cada vez mais utilizada, mais a Internet se torna fragmentada e deixamos de ter um espaço universal e único de informação».
Tim Berners-Lee ataca ainda o formato do iTunes, a loja de música da Apple, por apenas poder ser acedida através de uma plataforma da empresa.
Isto significa que «já não estamos na Web. Estamos fechados numa única loja em vez de estarmos num mercado aberto», conclui.